Requerimento nº 363 de 2017

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2017

Número

363

Data de Apresentação

10/07/2017

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Normal

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    REQUERIMENTO N° 363/2017, DE AUTORIA DO EDIL CORONEL MARIO
    O VEREADOR ABAIXO ASSINADO APÓS OUVIR O PLENÁRIO E ATENDENDO O REGIMENTO INTERNO DA CASA, REQUER QUE SEJA ENCAMINHADO OFÍCIO AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR RAIMUNDO COLOMBO, GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, AO SENHOR EDUARDO DESCHAMPS, SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E AO SENHOR ALOÍSIO SALVATI, SECRETÁRIO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CANOINHAS, E A SENHORA MARIA CELINA MURARO, GERENTE DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS, EXPONDO E SOLICITANDO O QUE SEGUE: CONSIDERANDO QUE SANTA CATARINA FOI O ÚNICO ESTADO BRASILEIRO A IMPLEMENTAR PROFESSORES NAS SALAS DE TECNOLOGIAS E ESCOLAS A PARTIR DO ANO DE 2010; CONSIDERANDO QUE A SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO NÃO PREVIU A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SALAS DE INFORMÁTICA PARA O ANO LETIVO DE 2017, TENDO COMO JUSTIFICATIVA QUE ESTÁ EM ESTUDO À NECESSIDADE DE TER DOCENTES COORDENANDO OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, OU SE ESTA ATIVIDADE PODE SER EXECUTADA POR OUTROS PROFISSIONAIS.   CONSIDERANDO QUE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS, POSSUEM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E NESTE ANO ESTÃO SEM PROFESSORES, IMPACTANDO DIRETAMENTE NA QUALIDADE DE ENSINO TRAZENDO PREJUÍZOS À SOCIEDADE E AOS ALUNOS DO MUNICÍPIO. CONSIDERANDO QUE PARA A MELHOR FORMAÇÃO DOS ALUNOS, O ENSINO/APRENDIZAGEM NA ÁREA DE INFORMÁTICA É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E COGNITIVO DAS CRIANÇAS. CONSIDERANDO QUE OS PROFESSORES DAS SALAS DE TECNOLOGIA CUIDAM E DÃO ASSISTÊNCIA NOS LABORATÓRIOS, SENDO QUE O PROCESSO FOI TOTALMENTE VÁLIDO PELOS ÚLTIMOS ANOS, COM APROVAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR E DE TODA A COMUNIDADE COMO UM TODO. DIANTE DO EXPOSTO SOLICITO: CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE PROFESSORES PARA OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, OS QUAIS ALÉM DAS ATIVIDADES TÉCNICAS PODEM AUXILIAR OS ALUNOS E PROFESSORES E DIREÇÃO DOS COLÉGIOS EM PESQUISAS E SOLUÇÕES DE PROBLEMAS. SEM ESSES PROFISSIONAIS AS ESCOLAS ACABARAM COMO OS DEMAIS ESTADOS, COM EQUIPAMENTOS SUCATEADOS, SALAS INFORMATIZADAS SEM USO OU DESTRUÍDAS POR NÃO RECEBER A DEVIDA ATENÇÃO.

    JUSTIFICATIVA
    O ESTADO DE SANTA CATARINA É UM EXEMPLO DE VANGUARDA EM DIVERSAS ÁREAS. FOI O ÚNICO ESTADO BRASILEIRO A IMPLEMENTAR PROFESSORES NAS SALAS DE TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS A PARTIR DO ANO DE 2010, PORÉM NÃO HOUVE A CONTRATAÇÃO PARA O ANO LETIVO DE 2017. A DISCUSSÃO QUE ESTAMOS TRAVANDO É EM RELAÇÃO À QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.  ESSA MEDIDA, EMBORA ENTENDERMOS O MOMENTO FINANCEIRO QUE ATRAVESSA O ESTADO TRARÁ PREJUÍZOS À SOCIEDADE E AOS ALUNOS CATARINENSES. OS PROFISSIONAIS DA ÁREA NÃO TÃO SOMENTE DÃO SUPORTE ÀS MÁQUINAS E SIM PARA TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA, SENDO VITAL PARA A FORMAÇÃO DAS FUTURAS GERAÇÕES. NÃO PODEMOS RETROAGIR. NÃO PODEMOS ECONOMIZAR COM A EDUCAÇÃO.

    Indexação

    Observação